quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 DE ABRIL - 1ª PARTE

25 de Abril. Por mais que extremistas de ambos os lados tentem vender o peixe podre de que o 25 de Abril foi o PREC, as nacionalizações, a descolonização, etc. o 25 de Abril não foi nada disso. Foi, para além do fim da guerra, a possibilidade de que os portugueses fossem donos do seu próprio destino, como adultos. Com as ilusões, desilusões, ganhos, cedências, dores e alegrias que isso naturalmente implica.
Por isso, os que não gostam do 25 de Abril, como o nosso PR, deviam meditar nas razões porque ele aconteceu em vez de se darem ares institucionais, todos os anos, e fazer um frete para a televisão. Marcelo Caetano, no Carmo, teve o aprumo de exigir sair pela mesma porta por onde havia entrado. O nosso PR, na História, sairá pela porta pequena. Como mostra a sua ficha na PIDE, este é um homem sem aprumo que não merece outra coisa e não terá outra coisa.
E os outros, os do outro lado, aqueles que acham que governos legitimamente eleitos «não representam a sociedade» e acham que a democracia é uma espécie de antecâmara para preparar «o mundo perfeito que há-de vir», deviam deixar a política e voltar-se para a religião. É o sítio adequado para esse tipo de personalidades tão cheias de bons sentimentos.



Sem comentários: