terça-feira, 10 de abril de 2012

BIZANTINOS AO SOL

Ela: Olha que patetice! Tive que ler um livro de História onde descobri que no século VIII os Bizantinos entraram em guerra civil por causa dos ícones. De um lado estavam os iconoclastas; do outro os iconódulos. Os primeiros achavam a sua veneração uma superstição que deveria ser suprimida; os segundos que apenas a veneração tradicional era a verdadeira. E ambos queriam que toda a sociedade pensasse como eles. Achas normal que as pessoas lutem por uma coisa assim?

Eu: Coitados dos Bizantinos. As pessoas antigamente eram todas tolinhas, sabes. Felizmente, nos nossos dias, existe a liberdade de expressão o que implica – dentro de limites necessariamente largos – tolerar outras opiniões acerca do mundo, por muito que elas nos desagradem.

Ela: Pois. A diversidade de opiniões é uma coisa muito boa!

Eu: É sim. E os que estão sempre a falar de diversidade devem dar o exemplo. Se fôssemos como essa gente horrível do passado podíamos ler na net um artigo de jornal qualquer e achar que a imbecilidade do argumento aí expresso era um incitamento ao ódio. Felizmente, não somos. Olha se fôssemos e igualássemos nos comentários a esse hipotético artigo aquilo que nele censuramos, nomeadamente a intolerância para quem pensa, sente e age de modo diferente. Quem nos lesse podia chegar à perigosa conclusão que iconoclastas e iconódules ainda por cá andam, vivos e de boa saúde. Lá estalaria o verniz pós-moderno com que gostamos tanto de nos cobrir quando discutimos bizantinices.


Sem comentários: