domingo, 30 de março de 2008

Plácidos Domingos

Finalmente consegui dar início ao safari fotográfico às Ordens religiosas. Como não disponho de muito tempo para fazer as coisas bem feitas decidi concentra-me numa única Ordem: a do Sr. representado no ícone. Se houver tempo para mais, logo se verá.
Perdi, claro, o Sábado inteiro a trabalhar no Ganha-pão pois as horas extraordinárias de ontem são necessárias à carteira embora danosas ao espírito e ao corpo. Além disso, como depois vim a descobrir, ao Domingo, os religiosos têm o pico da sua actividade (du-uh) e portanto não me poderam receber. Consegui apenas fotografar o exterior dos conventos e anotar nºs de telemóveis de alguns monges para combinar a minha próxima ida a fim de fotografar os interiores e falar um pouco sobre os edifícios. Fica a coisa semi-adiada; o tempo é uma mercadoria escassa.

Felizmente os dois conventos são ao pé de minha casa! Um novo e pós-moderno; o outro antigo, nacionalizado em 1832 e 1910, transformado em quartel, e depois num dos estabelecimentos de ensino do Exército. Actualmente, parte do antigo convento voltou a ser gerido, numa espécie de time-sharing, com uma das família feminina da Ordem, a qual se ocupa de crianças de rua.
Ambas as visitas aguçaram-me a curiosidade: parece-me que à sua maneira cada uma irá enriquecer a Cabine com comentários sobre arquitectura e o que faz uma Ordem religiosa Católica no mundo actual, devasso e hedonista.
Se calhar muito, como disse Yeats:

[When] the best lack all conviction, while the worst are full of passionate intensity. Surely some revelation is at hand... (excerto de The Second Coming).

***

Falta ainda ir ter com a S. à Faculdade (vou voltar a esse sítio de treva e vício! O que irei encontrar?) para lhe entregar o CD-Rom com as fotos que consegui tirar e perceber como querem que faça as legendas. No Sábado voltarei ao Convento antigo para tirar as fotos ao interior, afinal a parte mais interessante e vou ver se ainda consigo ir ao Novo esta semana. No próximo domingo já conto ter as fotos da Igreja de... também e poderei dar o assunto encerrado, portanto, de hoje a uma semana.
Claro que com este santo safari fotográfico a minha participação na Gloriosa obra do proletariado lá no meu trabalho irá naturalmente ser adiada e eu vou perder um sábado inteiro de horas extraordinárias.
Mas estou certo, como o monge do "Nome da Rosa" asseverava aos camponeses que lhe iam entregar a respectiva parte das colheitas, que

Aquilo que deres na Terra ao Céu, no Céu receberás a centuplicar!

Haja fé!

Sem comentários: