domingo, 6 de julho de 2008

MATRIX em Arganil (ANTíTESE)

Há um problema com o Enagrama. Aliás, existem vários, parece-me. Esta minha intuição (é disso que se trata; não tenho provas para afirmar o contrário) aparece, sem dúvida, por apenas ter vislumbrado uma parte pequenina do iceberg. Mas eu sou um filho de Demócrito e como tal um céptico por natureza, agarrado a uma estrita visão do mundo em que apenas o que pode ser provado matematicamente, existe.
Aristóteles disse uma vez que se quisermos conhecer algo devemos analisar o seu começo. Pelo que vi na Internet as referências ao Sr. Gurdjieff (o criador, digamos, deste método de análise psicológica) não me deixam nada sossegado. Demasiado misticismo e esoterismo (apesar de este o ter negado, é verdade). Muito menos a história do seu continuador, Oscar Ichazo e da Escola de Arica (que consolidou a forma actual de análise). O facto de os seus responsáveis não deixarem aceder aos arquivos é um sinal suspeito. E não me venham falar de "periodos de cinquenta anos" para aceder a arquivos. As coisas não se passam bem assim, garanto-lhes. Qual será a causa deste secretismo?
A coisa só começa a melhorar com a introdução deste estudo da personalidade com Claudio Naranjo e depois com os Jesuítas da Universidade de Chicago e Helen Palmer. Ou seja, o estudo da personalidade através do eneagrama encontra-se, talvez, num estádio semelhante à disciplna que Paracelso estudou: um hibrido de alquimia e quimica. Um dia, se aparecer um Lavoisier dos Eneagramas, ficarei plenamente convencido. Até lá, só posso afirmar que filtrei tudo o que aconteceu durante as acções de formação acrescentando-lhe uma pitada de sal.
É importante abordar este tema. Confesso que a carga emocional do grupo e o esforço despendido por nós nestes três dias fez soar algumas campainhas de alarme dentro de mim. Quando estão emoções em jogo, sobretudo quando se inicia a viagem para as descobrir, o perigo de embatermos em algum recife escondido pode dar muito mau resultado. Não me refiro, obviamente, ao perigo das pessoas, conscientemente, interpretarem de uma forma literal o que ouviram. Afinal, possuém um cortex cerebral maduro e foram, além disso, devidamente alertadas pelo nosso "Morpheus J" nesse sentido. O perigo aqui vem de outro lado. Vamos voltar ao filme "Matrix" para melhor exprimir os meus receios.

* * *

Quando Neo, levado por Morpheus e Trinity, vai falar com o Oráculo para saber se é o "escolhido" encontra na sala deste um grupo de crianças e adultos ocupados em actividades que podemos classificar como "mágicas". Fazem flutuar objectos no ar usando o pensamento, dobram colheres, etc. Claro que nós sabemos porque razão o conseguem fazer: estão na matrix e, como tal, existe a aparência de que as leis da física podem ser contornadas. Perante o espanto de Neo, que é um filho de Demócrito como eu, o rapaz que dobra a colher informa-o não ser possível dobrar colheres; que a colher nem sequer existe. A única coisa que se dobrou foi a nossa percepção da colher, alterada por um esforço da mente.
Do mesmo modo, olhando para os resultados escritos do teste de Arganil podemos achar que os números que definem as dominantes das nossas personaidades (e respectivas "asas"), constituem uma registo razoavelmente fíel daquilo que somos. Parece-me ser um pouco cedo para afirmar isso. Estamos ainda no tempo de Paracelso em termos de eneagramas. Ponham um grão de sal, meus caros...
* * *
Este meu cepticismo tomou forma num fugaz momento quando, após os resultados dos testes, o nosso caro "Morpheus E" se pôs a tentar achar ligações entre estes e as características da superstição Babilónica-caldeia que são os Signos do Zodiaco. Um "5" poderia ser dominantes nos Escorpiões; um "8" nos nativos de Leão e por aí fora. Ia-me dando uma coisa!
Em minha opinião esta atitude, embora resultado da sua mente curiosa, parece-me uma prova
indirecta de que os Eneagramas ainda se encontram na era de Paracelso, uma vez que se prestam a especulações estéreis como a que ele estava fazer. Também Paracelso procurou encontrar ligações entre aquilo que um dia viria a ser a Quimica e o Zodiaco. Infelizmente tanto procurou que uma boa parte da energia que deveria ter sido aplicada a levar até às últimas consequências os caminhos descobertos, tiveram de esperar até Lavoisier para serem trilhados. Em resumo: ou queremos que a ciência avance; ou queremos que a crença no zodiaco avance. Não podemos é querer as duas coisas.
Curiosamente, no filme Matrix, o Morpheus padece de um "mal" semelhante.
Em todo o caso, eu não queria acabar a minha arenga sem antes
apresentar uma prova de que a análise à nossa mente através desta ferramenta consegue, de facto, resultados espantosos e observáveis até para uma mente céptica como a minha. Vou falar-vos da nossa cara representante do "numero 1", a qual encaixa como uma luva na personagem do Matrix, Niobe.
A principio ela julgou ser um 4 (como eu); mas encontrou o que parece ser a sua verdadeira natureza no número 1. Tal como acontece, por vezes, numa consulta de medicina (uma verdadeira ciência, note-se), fez-se um diagnóstico e afinal, revelou-se outra realidade. Quando lhe perguntaram o que achava disso achei a sua extraordinária resposta rivalizada apenas pela da nossa esfíngica amiga "8" (a que foi para os trópicos). Note-se, porém, que todos os discursos pessoais foram dados com o coração nas mãos.
Repararam bem no sorriso que ela tinha
quando se revelou uma "party animal" já para o fim da noite? Não; não era apenas o alcool que lhe toldava o juízo. Acho que algo se modificou nela. Uma pequena mudança, certamente, mas sem dúvida que está no bom caminho. Tal como acontece na medicina, um correcto diagnóstico proporciona uma correcta cura (ou o seu primeiro passo). A propósito de Niobe e das suas qualidades: será que ouvi ela ter dito que gostava de escrever? Aguarda-se confirmação. Se for o caso, é favor pôr cá para fora o material de ficção, sim?

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto a eneagramas: deliciosos os "posts" e nada para lá do que um "não-iniciado" como eu não possa saber.
Foi justamente a tua lucidez crítica que nos levou a pensar, a mim e ao dilecto, que ias franzir o nariz e nem punhas lá os pés. Mas ainda bem que foste, por todos os motivos conviviais e ainda porque auto-conhecimento, mesmo que amador fosse ou seja, não faz mal a ninguém, desde que não venha vendido com pretensões perigosas. No caso, podemos confiar na seriedade do monitor, felizmente.
Fil