domingo, 13 de julho de 2008

O crepúsculo dos Deuses

Hoje acordei interactivo. Tenho uma proposta a fazer:
A Fl, essa fonte constante de boas ideias, sejam culinárias, científicas ou sentimentais, sugeriu-me há dias, como primeiro tema da nova actividade do "Projecto Lázaro" (as "tertúlias romanas") o seguinte:
E se abordassem o tema das semelhanças e diferenças entre o Império Americano e o Império Romano? Sempre dava para utilizar as duas costelas do "Projecto Lázaro": a literatura e a história.
Como sabemos, a existência de semelhanças entre os dois impérios (e respectivas sociedades) tem sido uma ideia perene na consciência da Europa do século XX. Com boa razão: afinal os Estados Unidos são a maior potência mundial, seja a nível económico, financeiro, militar e cultural. Nenhum outro país ou grupo de países pode reclamar semelhante estatuto, pelo menos desde 1945. Será o seu "imperium" semelhante/diferente do de Roma? Em que sentido?
Claro que daqui a uns tempos, "as tertúlias romanas" terão o seu próprio blog, mas gostava de usar este post como balão de ensaio, Qual é a vossa opinião, cara(o) leitores da Cabine? Obrigado.

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha opinião, caro Zoom, é que quando penso no império Romano, vem-me à cabeça a ideia de progresso, de desenvolvimento, de elevação do homem a algum expoente das suas capacidades. É essa a grande diferença.

Bjs
M.