quarta-feira, 16 de julho de 2008

Razões - Um dia na vida de Rasputine Zoompt

No último fim de semana um amigo meu perguntou-me porque razão escrevo este blogue. Na altura aliviei-me de alguns lugares comuns, mas antes da bebedeira começar a fazer-se sentir, prometi a mim mesmo responder a essa pergunta aqui, afinal o sítio indicado. Não, não é para treinar a escrita, ou para dizer mal deste país, ou mesmo, como recentemente alguém me disse, para exercer a minha actividade de "Zoompt, o metafórico". Vou descrever-vos um dia típico na minha vida. Tirem as vossas conclusões:

(Dez e um quarto da manhã. Zoompt já está no local de trabalho há uma hora e meia. Viaja pelo site da Kitco à procura de artigos interessantes pois os principais mercados ou estão fechados ou em início de sessão. Entra um casal de meia idade. Olham para ele e para as colegas, a seu lado. Escolhem-no, claro, devem vir tratar "de um assunto sério". Caso contrário teriam escolhido a Cl., ou qualquer outra das suas colegas. Para estes clientes, os homens é que tratam das coisas "importantes").

Zoompt: Bom dia. Queiram sentar-se.
Cliente-macho: Bom dia. Obrigado. Vimos fazer uma denúncia.
Zoompt (pensa): País de pides...
Cliente-macho (aclára a voz): É por causa de um consumo ilegal de água no 3º Esquerdo. Roubam lá água e andam a consumi-la.
Cliente-fêmea: Eles estão sempre a abrir as torneiras. São uns brasileiros e andam sempre a entrar e saír.
Zoompt (Pensa: país de redundância. País de xenófobos mesquinhos. Muda para a aplicação do Ganha-pão): Tem de me dar a morada. Mas aviso-o que não podemos fornecer dados de clientes.
Cliente-fêmea: viémos fazer-vos um favor! Vocês não se importam que roubem água? Lá no 3º Esquerdo estão sempre a entrar e a sair. E andam sempre com grandes zabumbas [sic]. São brasileiros.
Zoompt (disfarçando o nojo misturado com riso): tem de me dar a morada completa. Só 3º Esq não chego lá.
Cliente-macho: É na [...]. No 3º esq. mas se é para não fazer nada vamos embora. Mas não lhes diga nada a eles!
(Toca o telefone)
Zoompt (procura os locais de consumo, sentindo náuseas. O nome no local indicado é português. Vê os recibos: tem dívidas! E desde 2006!): Tem o contrato activo. Sabe qual é o nome da pessoa que lá mora?
Cilente-macho: Vocês é que deviam saber! Eles andam a tirar água.
Zoompt: Muito bem. Vamos analisar a situação mas quanto ao resto só poderei dar informações ao próprio e...
Cliente-macho: Não nos denuncíe. Eles podem partir a casa toda se descobrirem...
Zoompt (pensando): Olá... serão os proprietários? Ah... querem correr com os inquilinos...
Cliente-fêmea: Mas esse contrato que aí está é de quem?
Zoompt (impassível) : Só posso dizer essas informações ao próprio.
Ciente-macho (explodindo): Eh vocês... vocês têm a lata de entrar nas casas das pessoas para lhes fechar a água se passar um dia. Mas a essa brasileirada que por aí anda não querem saber!
Zoompt (maximiza o site da kitco. Descobre nos links dos comentários, um muito interessante sobre as dificuldades que as empresas mineradoras de metais raros estão a encontrar por causa do preço do petróleo. Esta dificuldade reflecte-se, por exemplo, no preço dos automóveis eléctricos serem o que são. Abre-o e começa a ler).
Cliente-macho: Não vai fazer nada?
Zoompt: Nada, como? Já lhe disse que vamos verificar a sítuação neste local de consumo. O resto só com o próprio. Deseja mais alguma informação?
Cliente- fêmea (olha para o marido e parece dizer qualquer coisa com o olhar): Não achas que devíamos...
Cliente-macho: Eles têm a obrigação de fechar a água. Há roubo! Os ladrões neste país...
Zoompt (Deixa a Kitco. Procura na aplicação qual é o nome do proprietário. É o mesmo do cliente. Olha que giro!): Se quiser que eu faça alguma coisa, terá de se identificar e apresentar uma reclamação por escrito.
Cliente-macho (tira o b.i. e mostra-o): Estamos muito mal neste país...
Zoompt (verifica ser não só o cliente, mas também o proprietário): O senhor é então o cliente. Muito bem: tem 24 recibos em relaxe no Tribunal de execuções fiscais, além disso...
Cliente-macho (levantando-se): # $*#!% Pró *#!%&* São os brasileiros que lá estão a roubar a água! Não está a perceber?
(Toca o telefone)
Zoompt (encara a esposa): Minha senhora, não tenho de ouvir isto. Se aquele senhor insistir neste comportamento vou ter de o convidar a sair.
Cliente-fêmea: Acálma-te [...]. Olha que o senhor só está a fazer o trabalho dele.
Zoompt (Que raio de trabalho... pensa. Olha para o Gmail. Nada que me reconforte...): Sente-se que eu explico-lhe o que pode fazer. O senhor tem lá inquilinos, não tem?
Cliente-macho (mais calmo: com ar prostrado): Meti lá uns brasileiros, mas não há contrato de arrendamento porque lhes quis facilitar a vida.
Zoompt (Pensa: Ah... ilegais... que bonito): Precisamos da leitura do contador. Caso contrário, não podemos dar baixa e as dívidas vão continuar a acumular-se em seu nome.
Cliente-fêmea: mas eles não querem de lá sair.
Zoompt: Nós não somos a polícia, minha senhora.
Subitamente, a base do ecrã ilumina-se de cor de laranja. Um nome aparece: é ela! Zoompt clica. A gente defronte de si some-se por um abismo de esquecimento.
Ela [no chat]: Bdia!
Zoompt (Pensa: Bom dia, linda. Apareceste na altura certa para me serenar. Tecla: Bom dia! Estás bem?)
Cliente-macho: Tem de lhes cortar a água no olho de boi! Porque não fazem isso?
Ela: já aderi ao blog
Zoompt (olha para o cliente): Nós já fizémos isso. Mas alguém abriu. Podemos insistir, porém...
Cliente-fêmea: Não vale a pena. São uns brasileiros que lá andam e fazem patifarias. Vão-nos escavacar a casa toda.
(Toca o telefone)
Zoompt: O primeiro passo é pôr isso tudo por escrito. O problema é que como não fez contrato de arrendamento, não pode indicar nenhum responsável (bem feita - pensa). Deve pois ir às Execuções ficais, solicitar-nos, depois, a baixa por escrito e também solicitar a remoção do ramal.
Ela: mas vou ter de ver como é k vou entrar no blog com outro nome.
Zoompt (tecla no chat "ok" e pensa: esqueci-me de fazer o mesmo para o meu nome. Como se fará? Depois pergunto-lhe. Diz então ao Cliente): Solicitar a remoção de um ramal significa pagar, depois a sua reposição. Estamos a falar de um valor à volta dos 200 Euro.
Cliente-macho: Ladrões. Como é que os Serviços deixam chegar esta situação até este estado!!
Zoompt (perplexo): Nós???
Ela: esta semana nao vou ter tempo para nada mas para a semana espero começar a dedicar-me a este tipo de actividade e até à reabertura do meu [...] =)
Zoompt (tecla): aleluia!!(Que maravilha! Pensa. Pelo que lá vi, é uma pena ela o ter interrompido durante tanto tempo...)
Cliente-fêmea: Os senhores têm de perceber que nós não temos posses para isso. Os senhorios têm muitas despesas...

Zoompt (tenta concentrar-se): talvez. Mas para isso é que há os contratos de arrendamento, não é?
Cliente-macho: Quanto é que nós devemos?
Zoompt (impacientando-se porque quer ir para o chat tratar da vida): tem de ir às Execuções fiscais. Eu aqui não tenho acesso a essas facturas.
O Gmail manifesta outra vez a cor laranja:
Ela: mas ainda vo ter de pesquisar, por isso talvez mais umas duas semaninhas para a rentree
Zoompt: aquilo foi so para lançar o blog. as coisas depois definem-se melhor.estamos todos cheios de coisas para fazer
Cliente-macho: E onde são as Execuções Fiscais?
Zoompt: São nesta morada (escreve-a num papel. Pensa se seria melhor mandar primeiro pela janela a mulher ou o homem).
Cliente-macho (levanta-se. A mulher levanta-se imediatamente): Voltaremos aqui para tratar depois do encerramento do contrato.

(Toca o telefone)
Zoompt: Não vale a pena. Temos um balcão junto às Execuções Fiscais, onde pode fazer tudo o que faz aqui. Eu dou-lhe a morada.
Cliente-macho: Ah! Mas é que o senhor já iniciou este processo e já está dentro do assunto.
Zoompt (sorri. Pensa): Chatos! Porra para vocês! Querem uma babby-sitter também?
Ela: pois acredita que sim. esta semana para mim vai ser para ganir mesmo! Não imaginas daki a uns tempos conto. ja vi as fotos o [...] ja mas deu o [...] ja mas deu ha pco lololol

Zoompt (ouve o riso dela dentro de si. Visualiza-a sentada à mesa, nas instalações do "Projecto Lázaro", escrevendo no seu portátil. Muito bonito é o seu riso, pensa).
Cliente-fêmea: ah! Sei que senhor até está interessado em ajudar-nos. Vejo pelo seu sorriso!
Zoompt: Anh? Sim... mas vão lá às Execuções Fiscais. E não se esqueça que depois terá de arranjar a leitura do contador para poder dar a baixa.

Zoompt (tecla): ok. a frase "o [...] ja mas deu ha pco" é enigmática mas dps contas... boa sorte para esta semana, seja la o que for!
Cliente-macho (de pé, abrindo os braços): Era só o que me faltava! Então não me tinha dito que depois de ir às Execuções Fiscais, ou lá o que é, a baixa ficava dada?
Zoompt (indignado): Onde é que eu lhe disse isso? Não me esteve a ouvir?
Cliente-fêmea: Deixa lá. Eu explico-te pelo caminho. Nós já cá voltamos que o senhor vai-nos resolver isto.
Cliente-macho: Eles não querem saber! Essa brasileirada meteu-se lá dentro. A companhia não faz nada e eu é que tenho de pagar?!
Zoompt: Pode provar que tem inquilinos nesse prédio? Não pode, pois não?
Ela: enigmatico é o teu matrix lololol mas eu tb tenho algo de 4 e percebi! lolol
Zoompt (Pensa: Rapariga, ficaria surpreendido era se não tivesses percebido, eheheh...tens demasiado de 4 para o deixar escapar e demasiado de mulher para não admitir que percebeste...)
Cliente-macho: Vocês vão logo cortar a água se eu tivesse uma factura atrasada. Mas como é para gajos que não fazem nenhum, apáram-lhes os golpes todos!
(Toca o telefone)
Zoompt: o senhor não tem 1 recibo em relaxe. Tem 24. Não se esqueça que depois tem de reparar o olho-de- boi. Quanto à baixa, precisamos da leitura, não se esqueça...
Zoompt (tecla): nada disso. e clarinho como a agua lol; pera vem ai o senhor da h[...]
(Aparece o funcionário da H[...] com as ordens de corte na mão). Zoompt aproveita e levanta-se para recebê-las. O casal parece hesitar entre insistir nas suas questões e ir-se embora. Acabam por decidir afastar-se.
Funcionário da H[...]: Olá Zoompt! Ontem foi uma boa colheita! Aqui estão os cortes...
Cliente-macho (dirigindo-se para a saída): A quem deviam ir, vocês não vão!!! Sempre quero ver se a água fica cortada depois de eu ir pagar a água dos outros.
Zoompt (vê o casal desaparecer pela porta automática e diz): Há gente estúpida como penedos, Sr.[...]. Estes aqui ainda vão dar água pela barba. Senhorios...
Ela: Vá não te empato mais.
Zoompt (Recebe as ordens de corte e guarda-as no cesto respectivo. Tecla então, sentindo ter de voltar ao trabalho): OK bjs
(O funcionário da H[...] volta para o exterior. Já não existem clientes no recinto ou telefones para atender.
Zoompt volta a mergulhar no site da Kitco. Pelo menos aí encontra alguma lógica).

1 comentário:

João Paulo Carreteiro disse...

Obrigado!
Também já fui ver o seu blog. Gostei bastante. Vou juntar um link às minhas "cabines" favoritas deste Titanic mundial.
Zoompt Rasputine